Posts

Como cuidar da saúde mental das crianças

28.10.20 - 10H21 Por Ana Beatriz Caldas

Problemas de ordem psicológica podem ter várias causas: histórico familiar, traumas e questões sociodemográficas são apenas alguns dos fatores que podem levar alguém ao adoecimento mental, à automutilação e até ao suicídio. O que nem todos costumam considerar é que crianças também podem sofrer com esse tipo de transtorno e, por isso, é necessário que a família e a comunidade escolar se esforcem em conjunto para prover ambientes saudáveis e estimulantes para os pequenos. Mas como cuidar da saúde mental das crianças?

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), algumas ações podem prevenir problemas de ordem mental e aumentar a saúde das crianças. Um dos principais pontos para que este processo seja exitoso é o de promoção do diálogo e da escuta ativa, com familiares e professores intensificando o papel das relações afetivas na vida da criança. Dessa maneira, caso ocorram emoções negativas, ela se sentirá acolhida o suficiente para levar a questão às pessoas de sua confiança, que poderão recorrer ao auxílio especializado.

Estabelecer uma rotina de alimentação saudável, sono adequado e atividades prazerosas – como leitura, brincadeiras, esportes e outros hobbies – também é um mecanismo de prevenção para problemas de ordem mental. Além de provocarem alegria e interação, essas atividades integram desenvolvimento emocional e intelectual da criança, auxiliando uma formação completa e sadia.

Outra dica da ABP é manter as consultas e exames médicos em dia, ainda que a criança seja saudável. Muitas vezes, a partir do olhar especializado, o médico pode detectar problemas de saúde mental com antecedência, tornando o processo de recuperação mais rápido e tranquilo. Os pais ou responsáveis, no entanto, devem continuar observando os pequenos em casa: em caso de alterações bruscas de humor, alimentação ou sono, recomenda-se uma investigação mais cuidadosa, com profissionais da psicologia, pediatria ou psiquiatria.

LEIA MAIS | 4 fatores que podem estimular a automutilação e a ideação suicida

PREVENÇÃO É VIDA

O projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação promove a abordagem adequada de temas relacionados à saúde mental, de forma pedagógica e didática, utilizando ferramentas de educomunicação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste.

Notícias Relacionadas