Posts

Cursos do projeto Prevenção É Vida têm vagas abertas até o fim de dezembro

07.12.20 - 03H56 Por Ana Beatriz Caldas
Cursos do projeto “Prevenção é Vida” promovem capacitação gratuita sobre saúde mental (Foto: Unsplash)

Como consequência do isolamento social, do medo e das perdas – humanas e econômicas -, problemas de saúde mental têm crescido durante a pandemia de Covid-19. Para estimular o debate adequado sobre temáticas relacionadas ao assunto, a Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), estendeu o prazo para inscrições dos cursos de Prevenção da Automutilação e de Prevenção ao Suicídio. Agora, interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de dezembro de 2020.

A decisão de ampliar o prazo surgiu em função da quantidade da grande procura por inscrições nos últimos dias do projeto, que teve início no mês de setembro. Segundo a coordenadora executiva do projeto, Ana Cristina Barros, o sucesso da iniciativa deve-se, também, ao apoio de diversas instituições públicas e privadas, que se envolveram na divulgação e no incentivo à participação de seus colaboradores.

“Tivemos uma enorme aceitação dos dois cursos, que vieram acrescentar muito à sociedade nesse momento em que vivemos, pois a Opas já alertou que os fatores de risco para suicídio aumentaram na pandemia. Nosso principal objetivo com o curso é ofertar a possibilidade de formar as pessoas para que elas entendam melhor os comportamentos e sibam como proceder, especialmente aquelas que trabalham com públicos que de alguma forma são alvo desses tipos de comportamento”, explica Ana.

Atualmente, os cursos já contam com 85 mil alunos inscritos. Além das videoaulas, o projeto conta com fascículos, cartilhas e outros instrumentos pedagógicos que podem ser utilizados por familiares, professores, profissionais de saúde e lideranças que tenham, em seu cotidiano, a presença de crianças, adolescentes e jovens.

INSCREVA-SE

PREVENÇÃO É VIDA

O projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação promove a abordagem adequada de temas relacionados à saúde mental, de forma pedagógica e didática, utilizando ferramentas de educomunicação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste.

Notícias Relacionadas