Posts

Pensamentos suicidas: onde buscar ajuda?

21.09.20 - 01H24 Por Ana Beatriz Caldas
Ideação suicida é sinal de alerta; nesse momento, buscar ajuda é essencial (Foto: Unsplash)

Em quadros depressivos mais sérios, os pacientes podem começar a desenvolver pensamentos suicidas. Ainda que, muitas vezes, não haja um desejo consciente de morrer, mas apenas de cessar a dor, é importante estar alerta quando esse tipo de ideação acontecer. Nesse momento, falar sobre o assunto é imprescindível e pode salvar uma vida. Mas quando falar com amigos e familiares não é uma opção, onde pedir ajuda?

Atualmente, no Brasil, há uma série de lugares que ofertam auxílio especializado para quem precisa conversar sobre pensamentos suicidas ou outros sinais de transtornos de ordem psicológica. Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs), por exemplo, podem ser procurados a qualquer momento com esse intuito. Também é possível, em um momento de crise, acionar o Samu através do número 192.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também podem ser ponto de apoio para quem busca ajuda em um momento delicado, tornando o socorro mais acessível e descentralizado.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)

Quem precisa conversar e não quer ou não pode sair de casa por algum motivo também pode contar com apoio emocional através do Centro de Valorização da Vida (CVV). A associação, que atua na prevenção ao suicídio há quase 60 anos, é reconhecida como de Utilidade Pública Federal pelos serviços prestados à sociedade brasileira e também oferece auxílio a distância.

O suporte da organização funciona de quatro formas: presencialmente (atualmente há mais de 120 postos de atendimento no País); através do disque 188 (que funciona 24 horas e sem custo de ligação); por e-mail e por chat (disponível no site do CVV). Atualmente, há mais de três mil voluntários que se revezam para atender os solicitantes. Não é preciso realizar nenhum cadastro que identifique dados pessoais para ser atendido pelo serviço. Para saber mais, acesse o site oficial.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Quem costuma ter pensamentos suicidas com frequência também deve considerar a terapia como parte do processo de compreensão e cura do transtorno de ordem emocional. Caso não seja possível acessar um profissional através dos serviços de saúde imediatamente, pode-se procurar por atendimento psicológico gratuito em Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertem cursos de Psicologia e possuam programas de extensão voltados para a comunidade. Para saber mais sobre esse tipo de projeto, consulte os canais oficiais das faculdades e universidades da sua cidade.

PREVENÇÃO É VIDA

O projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação promove a abordagem adequada de temas relacionados à saúde mental, de forma pedagógica e didática, utilizando ferramentas de educomunicação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste.

Notícias Relacionadas